• Guilherme Licursi

A importância do sistema financeiro para sua empresa

Quem empreende geralmente aposta suas fichas em uma nova ideia transformando-a em um negócio. É muito difícil se dedicar, trabalhar, gastar tempo e dinheiro em um negócio e, chegar lá na frente, não saber nem se valeu a pena ou não todo esse investimento.



Muitas pessoas, físicas ou jurídicas, utilizam de diversas ferramentas para manter a vida financeira em ordem, porém, ainda existe um número muito grande de pessoas que não se preocupam com a forma de gerenciar suas finanças. E acredite, geralmente essas pessoas, em algum momento, entram em colapso!


Ter um sistema para controlar as finanças da sua empresa pode ser um grande aliado para fazer sua empresa crescer! Existe um velho ditado que diz: o que não é medido, não é gerenciado. Concordo plenamente com essa informação.


Não é possível gerenciar algo que você não sabe quanto entra e quanto sai, pior ainda é conseguir fazer algum tipo de planejamento sem essas informações. Quando falamos em adotar um sistema financeiro, falamos em adotar medidas fundamentais de sucesso. Uma empresa que não gerencia suas finanças está assinando seu atestado de óbito.


O que um sistema de gerenciamento financeiro pode gerar de benefícios para seu negócio?


Organização


Quando as informações financeiras estão organizadas, conseguimos evitar diversos problemas financeiros, dentre eles, o velho “caixa 2”. Que nada mais é do que alguém desviar dinheiro do caixa ou da conta da empresa sem o empresário saber. Com os processos organizados, o empresário consegue facilmente identificar as movimentações e ter seus registros, evitando perdas de informações. Por exemplo, aquela conta que você pagou em um dia de muita correria que você deixou para registrar depois e esqueceu, então, dias depois você pega seu estrato e não lembra com o que gastou aquele dinheiro, sendo obrigado a dormir com aquele “barulho” na sua cabeça.


Desempenho Empresarial


Se eu te perguntar hoje, qual é o desempenho da sua empresa, você saberia me responder? Quanto ela tem de retorno sobre o investimento que você fez, quanto ela precisa de capital de giro, qual é a análise vertical do seu fluxo de caixa, são informações que você só consegue com uma gestão financeira bem executada. Dessa maneira é possível saber o real crescimento da sua empresa e ainda quanto ela realmente vale, caso alguém esteja interessado em comprá-la, ou até mesmo se você tem interesse em franquear futuramente a sua marca, você precisará do histórico do seu registro financeiro completo.


Planejamento


Com dados bem estruturados fica bem mais concreto qualquer planejamento que fará. Você consegue saber se o investimento em uma nova máquina, por exemplo, vai te trazer o retorno que você espera. Um planejamento bem feito é aquele que utiliza de informações reais para ser desenvolvido. Planejar sem essas informações não é planejar, é apostar em alguma coisa sem saber quanto você terá de retorno dessa aposta. Um sistema bem alimentado, com os dados corretos, pode gerar relatórios para tomada de decisão futura. Pode-se ainda estabelecer um cronograma de endividamento sem comprometer financeiramente a empresa.


Gestão do Capital


Nem preciso falar que um sistema bem estruturado e alimentado você consegue gerenciar melhor seu dinheiro, pois como disse no início do texto, o que não é medido, não é gerenciado. Com isso é possível saber quanto precisará de dinheiro para disponibilizar seu capital de giro, por exemplo. Sem o capital de giro seu negócio pode ficar comprometido em honrar seus compromissos financeiros.


Um sistema financeiro eficiente é importante para o sucesso e fundamental para dar suporte ao crescimento da sua empresa. Se você tiver interesse em implantar um sistema financeiro no seu negócio mas sente alguma dificuldade, converse com um dos nossos consultores da Cash que nos prontificaremos em ajudar!


© 2021 por Cash Academy